Marinha abre vagas para curso de oficial da Marinha Mercante

A Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil abriu processo seletivo para 250 vagas nos cursos de adaptação a segundo oficial de máquinas e de adaptação a segundo oficial de náutica da Marinha Mercante. O auxílio mensal é de R$ 700.

Os cursos são gratuitos e serão ministrados no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém, e na Universidade Petrobras, no Rio de Janeiro. São 100 vagas em Belém (PA) e 150 no Rio de Janeiro. 

A duração do curso na ASOM é de cerca de 34 semanas e no ASON é de 12 meses. 

O oficial de máquinas é responsável pela operação, manutenção e gerenciamento das máquinas, motores e equipamentos que compõem os diversos sistemas do navio. Começa sua atividade marítima como Oficial de Quarto de Máquinas, depois Subchefe de Máquinas e, posteriormente, Chefe de Máquinas, sendo que, nessa última função, é responsável pelo gerenciamento das instalações de máquinas, inclusive daquelas instaladas nos grandes navios mercantes que singram os mares do mundo.

O oficial de náutica é responsável pela operação e gerenciamento dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações. Começa sua atividade marítima como de Oficial de Quarto de Navegação, depois como Imediato e, após, como Comandante, sendo que, nessa última função, é o responsável maior pela condução de navios mercantes pelos oceanos.

Para participar do processo, o candidato deve ter no mínimo 18 anos e nível superior em engenharia (naval, mecânica, industrial mecânica, produção mecânica, produção industrial, mecatrônica, elétrica, eletrotécnica, eletrônica, automação ou automação e controle) ou tecnólogo em construção e manutenção de sistemas de navegação fluvial, construção naval, manutenção de sistemas de máquinas e equipamentos, manutenção industrial, fabricação mecânica, metalurgia e materiais ou mecatrônica.

Já para o curso de oficial de náutica o candidato pode ser formado em qualquer engenharia, astronomia, oceanografia, meteorologia, matemática, física, química, química industrial, estatística, economia, informática ou tecnólogo em operação e administração de sistemas de navegação fluvial, construção e manutenção de sistemas de navegação fluvial, construção naval ou naval.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de janeiro de 2011 pelo site www.ciaga.mar.mil.br, no link “Asom/N 1.2012”. O valor da taxa é de R$ 50.

As provas serão aplicadas no dia 12 de fevereiro de 2012, das 9h às 13h, nas cidades de Aracaju, Belém, Brasília, Corumbá, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Paranaguá, Paranaíba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Rio Grande, Salvador, Santarém, Santos, São Luís, São Paulo e Vitória.

Fonte: http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=128965&idDepartamento=10&idCategoria=0